ATI e Qualivida: qualidade de vida na terceira idade
Os benefícios da prática de exercícios físicos para as pessoas de terceira idade englobam a melhora da qualidade de vida, da saúde e da longevidade. No entanto, se praticar uma atividade física com má orientação pode trazer problemas sérios para uma pessoa jovem, esse risco se agrava inúmeras vezes para as pessoas de terceira idade.
Por esses motivos os projetos ATI e Qualivida vem, a cada dia, aumentando o número de praticantes e lotando as praças públicas da Ilha do Governador, que já conta com nove academias instaladas nos bairros Cocotá, Bananal, Dendê, Guarabu, Portuguesa, Jardim Guanabara, Ribeira, Zumbi e Moneró.
A Academia da Terceira Idade (ATI) é realizado em diversas praças da cidade do Rio de Janeiro com o objetivo de proporcionar atividades de musculação para idosos. Trata-se de um projeto que tem como meta promover programas de atividade física para que idosos possam manter suas autonomias e independências, conscientizando-os sobre a importância da realização de treinamento de força e da prática de atividade física em sua vida cotidiana.
Já o projeto Qualivida caracteriza-se como um programa que além de trabalhar a manutenção da Autonomia Funcional, através de exercícios físicos e promover atividades que trabalhem as questões relacionadas aos domínios cognitivos (intelecto) e afetivos (relacionamento), conta com grande aceitação da população idosa do Rio de Janeiro.
O professor Mario, da ATI do Moneró, conta que possuem alunos de 40 à 84 anos.
– Acompanhamos os idosos o tempo todo. Os alongamentos são praticados em três tempos: antes, durante e depois dos exercícios nos aparelhos – conta Mario.
Cira Antunes, “Apoio” da ATI, conta que o acolhimento dos idosos sempre ocorre com muita satisfação.
– Eles chegam muitas vezes por indicações médicas, com pressão alta ou depressivos. Mas não leva muito tempo para esse quadro mudar, pois trabalhamos não só o funcional, mas o emocional. Organizamos café da manhã, passeios e eventos oferecidos pela Prefeitura e eles adoram – comenta Cira.
As atividades deste projeto são realizadas de segunda a sexta-feira, em dois períodos: das 7 às 10 horas e das 16 às 19 horas. Cada ATI é formada por uma equipe composta de professores de educação Física, técnicos de enfermagem e apoios que têm como função proporcionar condições favoráveis para a realização dos objetivos preconizados pelo projeto.
Para participar a pessoa deve se dirigir a um dos projetos levando um atestado médico, RG, CPF, endereço completo e duas referências para emergências.