Alfredo Fumaça é o candidato da União da Ilha no concurso ‘Cidadão do Samba’
Desde 2012, quando comemoramos os 80 anos do primeiro desfile de escolas de samba, o “Carnaval Histórico” procura resgatar as origens do carnaval. E a eleição do Cidadão Samba é um desses grandes momentos, relembrando o concurso que era uma tradição na primeira metade do século passado. Cada uma das 12 escolas do Grupo Especial indicou um nome para a disputa, e quem decide o vencedor é o leitor. Dê seu voto e eleja o Cidadão Samba EXTRA 2015, que será premiado na festa do Imperator, dia 10 de fevereiro.
O candidato da União da Ilha é Alfredo Fumaça!
Alfredo Fernando da Silva, o Fumaça, nasceu no dia 10 de julho de 1942. Começou a trabalhar muito cedo… como empurrador de carrinhos em feiras, dono de hortigranjeiros, até chegar à Presidente da Associação de Ambulantes da Ilha e do Esporte Clube Cocotá, cargos em que atua até os dias de hoje.
Porém, seu amor à União da Ilha data da infância… quando acompanhou aos 10 anos a fundação da escola. E lá fez de tudo um pouco! Fumaça empurrou carros alegóricos, foi faxineiro, servente, chefe das antigas alas “Aqui cheguei”, “Meu lugar” e “Sossego”, se tornou um dos sócios-proprietários, um dos fundadores da Velha Guarda, Diretor de Patrimônio, Diretor de Carnaval, diretor das alas reunidas, até chegar à Presidente entre os anos de 2000 a 2003.
Além de sua grande contribuição na gestão e administração, também se destacou como componente: desfilou como destaque da escola e foi integrante da antiga Ala Melodia. Pra quem não sabe, antes da Ala Estandarte de Ouro que conhecemos hoje, uma equipe conhecida como Ala Melodia representava a harmonia entre os componentes, e desfilava mantendo o canto harmônico entre as alas, garantindo a cadência entre os desfilantes.
Fonte: Extra / União da Ilha