Agosto Lilás: evento reforça combate à violência contra a mulher
A programação também contou com a participação de convidadas do Patrulha Maria da Penha, mulheres vitimas de violência trazendo suas experiências.

Em uma manhã marcada por conscientização e empatia, a Comissão de Segurança da Ilha do Governador, em parceria com o 17º Batalhão da Polícia Militar e Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio, realizou um evento especial em apoio à campanha Agosto Lilás, voltada ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher.
O encontro aconteceu no auditório do shopping Ilha Plaza e reuniu autoridades locais, representantes da Patrulha Maria da Penha, lideranças comunitárias, além de moradoras da região, com o objetivo de fortalecer a rede de proteção às mulheres e promover ações educativas.
Durante o evento, foram realizadas palestras sobre os direitos das mulheres, estratégias de prevenção e canais de denúncia. A programação também contou com a participação de convidadas do Patrulha Maria da Penha, mulheres vitimas de violência trazendo suas experiências e técnicas em suas áreas jurídicas, psicólogas e assistentes socais.
A Comissão de Segurança destacou que o evento foi um momento de troca de instrução, informações, e direitos para mulheres e famílias vítimas, que sofrem muitas vezes sem forças para reagir.
Sobre a Lei Maria da Penha
A violência doméstica e familiar contra a mulher, segundo a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), é qualquer ação ou omissão baseada no gênero que cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual, psicológico ou dano moral ou patrimonial à mulher, ocorrendo no âmbito da unidade doméstica, familiar ou em qualquer relação íntima de afeto. Essa violência se manifesta em cinco formas: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial, e tem como base a desigualdade de gênero, que oprime a identidade e autonomia feminina. Para denunciar ou buscar ajuda, pode-se ligar para o Ligue 180, registrar a ocorrência em delegacias especializadas (DEAMs) ou usar o serviço de telepoliciamento para violência física (190