Rio de Janeiro

Agora é lei: Parte interior dos táxis deverá ter placas em braille

Os táxis da cidade do Rio deverão instalar placas em braille em seu interior contendo o número de identificação do veículo, para facilitar o reconhecimento por passageiros com deficiência visual. É o que determina a Lei nº 8.843/2025, de autoria do vereador Welington Dias (PDT), promulgada nesta sexta-feira (28/03) pelo presidente da Câmara do Rio, vereador Carlo Caiado (PSD).

O texto da lei estabelece que as placas deverão ter o formato padrão de 4 cm x 7cm, com o registro do número do táxi em suas superfícies. Além disso, elas deverão ser afixadas em locais acessíveis ao toque do passageiro com deficiência visual, dispostas tanto para aquele que estiver sentado ao lado do motorista, quanto para aqueles que se acomodarem no banco traseiro do veículo.

Para o autor da matéria, a identificação clara do veículo tem um papel crucial na segurança e na confiança das pessoas com deficiência visual. “Isso não apenas melhora a experiência individual, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais inclusiva e consciente das necessidades de todos os seus membros”, pontua o parlamentar.

Também foram promulgadas as seguintes leis nesta sexta-feira:

Lei nº 8.841/2025. Institui o Programa de Revitalização do Carnaval nos bairros. Autor: o ex-vereador Marcelo Arar.

Lei nº 8.842/2025. Dá o nome de Rua Sempre Viva à atual Rua S, no Loteamento Parque Tropical, no bairro de Santa Cruz, no Município do Rio de Janeiro. Autor: vereador Jorge Felippe.

Lei nº 8.844/2025. Estabelece diretrizes para divulgação do Programa Hortas Cariocas na modalidade comunidade. Autor: o ex-vereador Marcelo Arar.

Lei nº 8.845/2025. Cria o Parque Municipal Natural Perilagunar da Lagoa do Camorim, no Complexo Lagunar da Barra e Jacarepaguá, na área que menciona. Autores: os vereadores Carlo Caiado, Jorge Felippe e Dr. Rogerio Amorim, a vereadora licenciada Tainá de Paula, e os ex-vereadores Dr. Carlos Eduardo, Eliseu Kessler e Alexandre Beça.

Fonte: Câmara Municipal do Rio

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo