Ilha do Governador

ACIG celebrou o Dia Nacional do Ciclista na Ilha do Governador

Foto: Divulgação

Aproximadamente 100 ciclistas participaram neste domingo (19) do CICLOTUR ILHA. A proposta do evento foi celebrar o Dia Nacional do Ciclista comemorado na mesma data visitando os pontos turísticos da Ilha e promovendo ações educativas relacionadas à educação no trânsito. Logo na concentração a empresa Viação Ideal concedeu um ônibus que ficou à disposição na Praia da Bica. Desligado e com a supervisão do monitor da empresa os ciclistas puderam usar o cockpit e avaliar a visão que os motoristas de ônibus têm da via e das bicicletas na pista, além de receberem esclarecimentos e informações adicionais.

O passeio teve início às 9 horas saindo da Praia da Bica em direção à Ribeira onde os ciclistas subiram o morro do ouro visitando a Paróquia Sagrada Família, a qual estava em festa pelos 50 anos de fundação da mesma. O Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, e o Padre Carlos conduziram uma benção aos ciclistas.

O pelotão seguiu em direção ao Bananal onde realizaram uma parada para hidratação na Pedra da Onça, cartão postal da Ilha. Após a breve parada seguiram em direção à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Moneró, onde chegaram ao meio dia para uma deliciosa feijoada preparada pela Paróquia. Por volta das 14 horas os ciclistas participaram do Ciclo-Filme: foi exibido no centro de evangelização Irmã Dulce o longa “As bicicletas & e a Cidade”, um documentário brasileiro lançado em 2017.

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro através da 12° IGM acompanhou todo o evento. Os Guardas orientaram o trânsito e os participantes pedalando junto com os ciclistas por meio do recém-reinaugurado ciclo-patrulhamento na Ilha do Governador.

O CICLOTUR ILHA foi uma iniciativa da ACIG – Associação dos Ciclistas da Ilha do Governador e contou com a parceria das Paróquias Sagrada Família e Nossa Senhora Aparecida, além do apoio da Viação Ideal e da 12° IGM.

O Dia Nacional do Ciclista é celebrado anualmente em 19 de agosto. A data foi instituída em 2008, em homenagem a ciclista e biólogo Pedro Davison, que morreu em 2006 após ser atropelado por um automóvel no eixo Rodoviário Sul, em Brasília, aos 25 anos de idade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo