Ilha do Governador

Ação recolheu cerca de 500 kg de resíduos em Tubiacanga

Um mutirão de limpeza e conscientização ambiental tomou conta no bairro de Tubiacanga.

No último sábado, a Associação de Mulheres da Ilha do Governador (AMUIG) em parceria com o Instituto Ambiental Civil (IAC), a Associação dos Ciclistas da Ilha do Governador (ACIG), a equipe Monstrinho (Moutain Bike), o Flexeiras Atlético Clube e membros da sociedade civil, realizaram um mutirão de limpeza e conscientização ambiental, com foco no alerta contra o uso das linhas chilenas em Tubiacanga.

O evento que começou no início da manhã, com ponto de encontro no centenário campo do Flexeiras, foi realizado no mês da conscientização ambiental. Visto que, os acidentes com linha chilena aumentaram muito no bairro, que se tornou bastante frequentado pelos atletas profissionais e amadores de diversos esportes radicais, como moto cross, moutain bike, rapel e trilha.

O uso de Cerol e linha chilena, é crime. A Lei 3358/20 tipifica o uso, venda, porte de cerol ou linha chilena como crime de perigo para a vida ou saúde de outros, com pena de três meses a um ano de detenção. O uso desses produtos colocam em risco a vida dos atletas, moradores da região e também é altamente perigoso para a segurança aeroportuária, já que estamos falando da área de segurança do aeroporto Internacional do Galeão.

Foram recolhidos o equivalente a 500 kg em diferentes resíduos sólidos, entre garrafas, pneus, restos de pipas, linhas chilenas e carretilhas.

No final da ação, aconteceu uma programação com apresentação de rapel, moutain bike e trilha. O diálogo aberto sobre a importância da ação, fechou com chave de ouro o ato de conscientização, pois os voluntários e convidados puderam falar abertamente sobre suas experiências e aprendizados, reforçando a importância de cuidarmos uns dos outros, de criarmos um ambiente seguro, limpo e livre de acidentes para nossas crianças, idosos e atletas.

O vereador Vitor Hugo, que mora na Ilha do Governador, assessores da subprefeitura das ilhas e os representantes do projeto social da RioGaleão “Conexão Escola” participaram ativamente do evento, que contou com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC), através da Gerência de Mobilidade Sustentável.

A vice presidente da Associação de Mulheres da Ilha do Governador, Carla Pereira, uma das idealizadoras da ação, parabenizou a todos dizendo: “O evento foi um sucesso! Será o primeiro de muitos que vamos realizar na região como forma de sensibilizar as autoridades e a população para a preservação desse território, que está ganhando cada vez mais destaque entre os praticantes de esportes”.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo