Ilha do Governador
Tendência

Ação de voluntariado celebrará o Dia Mundial do Meio Ambiente no Corredor Esportivo

No próximo domingo, dia 02/06, a Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio de Janeiro, receberá uma ação voluntária de plantio de árvores, marcando o início da semana quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente que acontece em 5 de Junho.

Durante o evento, mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, serão plantadas. Entre elas, Ipês (nas cores branco, roxo, amarelo), Oiti, Sibipiruna, Aldrago, Pau Brasil entre outras.

Francisco Victer, Engenheiro e Diretor Executivo do Projeto Engenhando a Cidade, define que o plantio é um ação de recuperação do ambiente urbano alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável ( ODS ) da ONU e que está coordenada com a Fundação Parques e Jardins da Prefeitura: “Cada árvore que será plantada com 1,5 metros, irá contribuir para melhorar o clima do parque reduzir a aridez da área e integrá-la ao cinturão verde de sombras do Parque do Corredor Esportivo, proporcionando um ambiente mais fresco e agradável. Esta ação também intervém diretamente no solo compactado e arenoso, transformando o ambiente e contribuindo localmente para a construção de uma cidade mais sustentável.”

Severino Virgínio, um dos organizadores do evento e graduando de Engenharia na Politécnica da UFRJ e também do Grupo Engenhando a Cidade complementa que o evento é uma oportunidade para unir a comunidade em torno da construção de um parque urbano sustentável e se atentar para a Semana Mundial do Meio Ambiente : “A recuperação desses espaços está diretamente relacionada a vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU se alinha com o ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima) através da captura de carbono e melhoria do microclima urbano, para o ODS 15 (Vida Terrestre) ao preservar a biodiversidade e estabilizar o solo, e também para o ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) ao criar espaços verdes que melhoram a qualidade de vida urbana e a saúde pública.”

Carla Pereira, Gestora das UPAs da Fundação Estadual de Saúde e também Vice-Presidente da Associação de Mulheres da Ilha – AMUIG, vê o evento como uma oportunidade de compromisso comunitário com o meio ambiente, especialmente para os jovens e crianças das comunidades da Ilha do Governador: “A participação da comunidade, especialmente dos jovens, em eventos de plantio de árvores é extremamente benéfica para a formação da cidadania. Eles aprendem sobre sustentabilidade de forma prática, promovendo a educação ambiental. Atividades ao ar livre melhoram a saúde física e mental, reduzindo o estresse e incentivando um estilo de vida ativo. Além disso, desenvolvem responsabilidade, habilidades sociais e um compromisso com o meio ambiente. Eventos como o deste domingo, em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, fortalecem parcerias comunitárias e ajudam a criar um ambiente urbano mais resiliente e sustentável, especialmente em áreas vulneráveis. Ao verem o impacto positivo de seus esforços, os participantes, principalmente os jovens, se tornam defensores da conservação ambiental.”

Cristiano Souza, um dos Coordenadores do Grupo dos Desbravadores e Aventureiros da Ilha do Governador, ressalta: “A participação em eventos de Voluntariado Ambiental é uma experiência transformadora para nossos pequenos líderes. Além de aprenderem sobre a importância da sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, eles desenvolvem habilidades essenciais como trabalho em equipe, responsabilidade e liderança. Ver o impacto positivo de seus esforços na comunidade reforça o senso de cidadania e compromisso com o futuro do planeta. É uma maneira poderosa de formar jovens conscientes e engajados em ações ambientais.”

Leonardo Fischer, Diretor da Escola Modelar Cambaúba, reforça a importância desses eventos que se integram as atividades transversais de Educação Ambiental para os estudantes de sua escola que acaba de completar 65 anos: “Estes eventos têm uma grande importância para a formação socioeducacional das crianças e jovens. Ao envolvê-los na ação, estamos construindo uma consciência ambiental desde cedo e oferecendo um aprendizado prático e significativo sobre a importância das árvores e da sustentabilidade. Esse envolvimento é crucial para a formação das crianças e jovens, desenvolvendo neles um senso de responsabilidade e compromisso com a preservação do meio ambiente.”

A ação de Voluntariado Ambiental será aberta ao público e contará com a participação de diversas entidades e grupos comunitários, incluindo as igrejas locais, da Escola Modelar Cambaúba, os Amigos do Corredor Esportivo, a Associação de Ciclistas da Ilha do Governador (ACIG), o Projeto Rolé da Ilha, e o Polo Cultural da Ilha que apresentará atividades culturais para as crianças e jovens presentes.

Outras entidades locais e também de fora da Ilha se juntarão ao evento que tem pré-inscrição aberta através do https://www.sympla.com.br/evento/acao-de-voluntariado-plantio-de-arvores-dia-mundial-do-meio-ambiente/2474861?share_id=whatsapp para aqueles que queiram receber um Certificado de Ação de Voluntariado Ambiental.

O evento ocorrerá na Av. do Magistério – Moneró, Rio de Janeiro – RJ, no Corredor Esportivo do Moneró na Ilha do Governador ao lado do ParCão , às 10 horas no próximo domingo, 2 de junho.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo