Ilha do Governador

A importância de ser voluntário

Hoje, no dia 07 de julho, é celebrado nacionalmente o dia do voluntário social, uma data para homenagear
aqueles que separam parte do seu tempo para ajudar o próximo.

Nesse artigo, vamos abordar a importância do voluntariado e como essa prática pode contribuir efetivamente para o bem individual e principalmente para o coletivo.

Vivemos tempos difíceis, onde uma crise sem precedentes afetou o mundo inteiro e a pandemia nos trouxe novos desafios e infelizmente, grandes dificuldades para muitos.

Portanto, principalmente nesse momento, devemos ainda mais nos conscientizar sobre a importância de sermos voluntários e apoiar aqueles que mesmo sem nenhum tipo de remuneração financeira, contribuem com a vida dos mais necessitados e com atitudes muitas vezes sem nenhuma visibilidade da mídia e seguem como “formiguinhas” do bem, transformando nosso bairro e nossas comunidades.

Muitos consideram que somente através das redes sociais irão mudar a sociedade, sem considerar que poderiam dar a sua contribuição, não jogando somente para os políticos os nossos próprios deveres como cidadãos. Apesar de ser extremamente legítimo, e até mesmo condicional a livre manifestação, mas o objetivo do artigo é chamar a atenção para que todos tenham a total consciência das suas responsabilidades.

Quando estudamos o significado e a importância do trabalho voluntário, passamos a entender que não se trata apenas dos impactos que ele tem na vida do próximo, mas também o importante papel que essa atividade pode desempenhar em nossas próprias vidas.

O trabalho voluntário, é capaz de nos tornar pessoas mais empáticas e cidadãos mais responsáveis, cientes dos nossos deveres e das dificuldades enfrentadas pela nossa sociedade.

Além de todo impacto social e na nossa vida pessoal, várias empresas durante seus processos seletivos já encaram o trabalho voluntário como um diferencial no currículo do candidato.

Na Ilha do Governador, diversos grupos, ONG’s e membros da sociedade civil organizada, praticam ações voluntárias em várias ocasiões e com impactos nos diversos segmentos sociais e ambientais. Temos os exemplos da Associação de Mulheres da Ilha do Governador, Grupo de Estudos Integrais Demétrius (GEID), Projeto Barão Vive, Casa Sorriso da Criança, ONG da Solidariedade, projeto Baía Viva, entre outras organizações sociais e em campanhas sazonais como sempre se mobilizam, a Associação de Ciclistas da Ilha do Governador (ACIG), Instituto Ambiental Civil, Projeto Engenhando a Cidade, movimento Soul Pixta e voluntários individuais como o Sr. Hilário que cuida do bosque no Corredor Esportivo do Moneró e o Sr. Santos, que também preserva um pequeno horto no início da Praia da Guanabara.

Claramente, todos os indivíduos podem ser um voluntário social, basta ter iniciativa de buscar fazer a sua parte e na nossa região não nos faltam bons exemplos!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo