Cidade do Rio

Rio terá primeira Semana de Arte com mais de dez festivais em setembro

O prefeito Eduardo Cavaliere lançou neste sábado (18) a primeira edição da Semana de Arte do Rio, que será realizada entre os dias 16 e 27 de setembro de 2026. Coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura, o evento reunirá mais de dez festivais e iniciativas artísticas em museus, teatros, galerias e centros culturais, com atividades distribuídas por espaços públicos e privados da região central da cidade.

A proposta é integrar diferentes manifestações culturais, ampliar a circulação de artistas e do público, valorizar o patrimônio carioca e impulsionar o turismo e a economia criativa. Entre os festivais já confirmados estão a Flup, ArtRio, Festival Panorama, Festival Mimo, CasaCor e o Festival Internacional de Circo, entre outros.

— Essa é a primeira Semana de Arte do Rio e que tem como política cultural uma direção muito clara: a ocupação do Centro da cidade. E a cidade inteira vai poder ocupar o centro com as mais diferentes linguagens, dança, coreografia, artes visuais, teatro, cinema. A Semana de Arte será uma enorme oportunidade para os artistas e para o setor cultural. Atrai turistas, gera emprego e renda. É isso que a cultura consegue representar, que vai muito além da identidade, da mensagem, do elemento artístico cultural, que forma o nosso país, a nossa cidade, mas que também gera economia. A gente espera que a Semana de Arte do Rio se torne uma das mais importantes do mundo — disse o prefeito Eduardo Cavaliere.

Durante o lançamento, a Prefeitura também anunciou dois novos editais de incentivo à cultura. O primeiro apoiará Pontos de Cultura com projetos continuados, enquanto o segundo será voltado à mediação cultural e à formação de público, promovendo a participação de estudantes e comunidades em atividades culturais por toda a cidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo