Cidade do Rio

Maior festival de cultura preta da América Latina retorna ao Rio neste fim de semana

A Feira Preta retorna ao Rio de Janeiro após dez anos com o tema “Negra é a raiz da revolução”. Considerado o maior festival de cultura e economia preta da América Latina, o evento acontece entre sexta-feira (29) e domingo (31), no Píer Mauá, Armazém Kobra e na região da Pequena África. A programação reúne rodas de conversa, oficinas, cinema, artes cênicas e apresentações musicais, com abertura marcada por um cortejo dos Filhos de Gandhi e Ilê Asé Iyá Omi Funfun no Boulevard Olímpico.

No sábado, a agenda musical terá atrações como o bloco Prata Preta, Josiel Konrad com o Jazz Proibidão, Baile Black Bom com Don Filó e Sandra Sá, além de shows de Tati Quebra Barraco e Titica. Já no domingo, o samba ganha destaque com apresentações de Leci Brandão, Marina Íris, Geovana, Teresa Cristina, Áurea Martins e Rita Beneditto. Segundo Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta, a escolha do line-up busca valorizar artistas que representam a memória e a resistência da cultura negra na Pequena África.

A programação também inclui exibição de filmes no Cine Raiz, como “Malês” e “O pai da Rita”, além de debates sobre cultura, literatura e gastronomia. Entre os destaques estão os painéis “Cozinha de favela” e “Era uma vez… Escrevivências para o amanhã”, com participação da escritora Conceição Evaristo. Para Adriana Barbosa, o retorno da Feira Preta ao Rio simboliza um reencontro com as raízes da diáspora negra brasileira e reforça a união entre cultura, memória e economia preta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo