CarnavalRio de Janeiro

Governo intensifica ações para amenizar efeitos do calor no Rio

Superbebedouro instalado pela Cedae na região do Paço Imperial, na Praça XV, ficará disponível diariamente das 9h às 17h. (Luis Alvarenga / CEDAE)

O Governo do Estado do Rio de Janeiro ampliou as ações de enfrentamento ao calor intenso após o município do Rio atingir o estágio, no fim da manhã de domingo (1/2). As medidas envolvem reforço na hidratação de foliões durante eventos de Carnaval, com oferta de água potável e monitoramento hidrometeorológico contínuo em todo o território fluminense.

A partir de desta segunda-feira (2/2), a Cedae inicia uma operação especial para garantir acesso à água gelada à população. Um superbebedouro instalado na região do Paço Imperial, na Praça XV, ficará disponível diariamente das 9h às 17h. O equipamento tem capacidade para armazenar até 6 mil litros de água e conta com oito bicas para atendimento simultâneo. Uma equipe de aguadeiros dará suporte no local, orientando e auxiliando o público, e realizando o reabastecimento do tanque quando necessário.

Durante os megablocos de Carnaval, o Governo do Estado também está promovendo a distribuição gratuita de água potável gelada para os foliões. No bloco do cantor Léo Santana, que desfilou no sábado (30/1), foram distribuídos 40 mil litros de água. A ação da Cedae continua neste domingo durante o megabloco da cantora Ivete Sangalo, com previsão de distribuição de mais 40 mil litros. Outros dois blocos — o infantil Mini Seres do Mar, em Laranjeiras, e o Me Esquece, no Jardim Botânico — também foram atendidos, totalizando 90 mil litros de água distribuídos ao longo do fim de semana.

Na área ambiental, a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, por meio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), mantém monitoramento constante das condições hidrometeorológicas. O acompanhamento é realizado pelo sistema Alerta de Cheias, que integra dados sobre níveis de rios, chuvas e previsões de precipitação e temperatura em todo o estado.

As informações são atualizadas em tempo real e repassadas à Defesa Civil estadual para apoiar decisões e ações de prevenção.

Fonte: Governo do Rio

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo