Cidade do RioDiversão e Lazer

AquaRio bate 1 milhão de visitantes em 2025 e comemora marco histórico no Natal

Marca é registrada pela primeira vez desde a pandemia e só havia sido atingida em 2017, ano de inauguração do aquário

Foto: Instagram | @aquariomarinhodorio

O AquaRio voltou a atingir a marca de 1 milhão de visitantes em 2025, número simbólico alcançado no dia 24 de dezembro (quarta-feira). Os visitantes que representaram esse marco foram Maria Cristina Soares, Cleberson Soares e José Soares, do estado de São Paulo, que participaram de uma ação especial preparada pelo maior aquário marinho da América do Sul.

A família foi presenteada com um passaporte anual, que garante acesso livre ao AquaRio por um ano, além de uma visita acompanhada por Rafael Franco, diretor técnico do AquaRio, reforçando o caráter institucional e histórico da celebração.

Error, group does not exist! Check your syntax! (ID: 3)

O resultado marca um período especialmente positivo para o aquário, que volta a registrar 1 milhão de visitantes em um único ano pela primeira vez desde a pandemia, patamar alcançado anteriormente apenas em 2017, ano de sua inauguração. Em 2025, o AquaRio também apresentou um crescimento de 10% na visitação em relação a 2024, com destaque para o público internacional, que já representa mais de 30% do total de visitantes. O fluxo de estrangeiros cresceu 90% na comparação com o ano anterior, com maior presença de turistas do Chile, Argentina, Colômbia, Peru e Paraguai.

O desempenho consolida o AquaRio como o terceiro atrativo turístico mais visitado do Estado do Rio de Janeiro, atrás apenas do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar, acompanhando a retomada consistente do turismo urbano e cultural no país, especialmente entre famílias e visitantes estrangeiros.

Parte desse crescimento está associada à diversidade de experiências oferecidas pelo complexo, que reúne entretenimento, educação ambiental e contato direto com a vida marinha. Entre os destaques estão o Reino dos Axolotes, localizado no terceiro andar, junto ao Grande Tanque, e o percurso principal do aquário, que ocupa 26 mil metros quadrados, abriga 4,5 milhões de litros de água e cerca de 10 mil animais de aproximadamente 350 espécies. O Grande Tanque Oceânico é um dos pontos mais emblemáticos da visita, proporcionando a sensação de caminhar pelo fundo do mar, enquanto túneis subaquáticos e áreas de toque complementam a experiência de forma sensorial e educativa.

Além de atrativo turístico, o AquaRio atua como centro de conservação ambiental, pesquisa científica e reprodução de espécies ameaçadas. Um dos exemplos recentes é o nascimento de cinco filhotes do tubarão-epaulette-da-Indonésia (Hemiscyllium freycineti), classificado como “quase ameaçado de extinção”. O primeiro registro de reprodução da espécie em cativeiro representa um avanço relevante para estratégias de preservação, com acompanhamento contínuo de biólogos e veterinários.

Outro marco é o pioneirismo mundial na reprodução em cativeiro da raia-borboleta (Gymnura altavela), espécie criticamente ameaçada. Com filhotes já nascidos e estudos científicos publicados, o AquaRio se tornou referência internacional no estudo e conservação da espécie.

Integrado a um complexo mais amplo de experiências, o AquaRio reúne ainda o Museu de Cera, o Mar de Espelhos — maior instalação imersiva do gênero na América Latina — e o Globo Experience (GEX), parque interativo da TV Globo que permite ao público vivenciar cenários de novelas e bastidores de produções televisivas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo