Festival ‘Um Dia de Circo’ acontece neste fim de semana no Corredor Esportivo
O festival também promove oficinas práticas e debates sobre acesso à cultura e inclusão, além de oferecer acessibilidade com LIBRAS, audiodescrição, rampas e áreas reservadas.
Neste sábado e domingo (22 e 23), acontece a abertura da 15ª edição do festival Um Dia de Circo, evento já tradicional na região. No sábado, o Corredor Esportivo do Moneró oferece oficina de circo às 17h e roda de conversa às 18h; no domingo, acontecem o cortejo às 17h e o espetáculo de variedades às 18h.
No próximo fim de semana (29 e 30), a programação segue para o Aterro do Cocotá, repetindo exatamente a mesma estrutura e os mesmos horários: no sábado, oficina às 17h e roda de conversa às 18h; no domingo, cortejo às 17h e espetáculo às 18h.
Os números – que misturam malabarismo, mágica, palhaçaria e comicidade – reúnem Guga Morales, Fernando Melão, Manu Montes, Analú Faria e Elder de Oliveira. O festival também promove oficinas práticas e debates sobre acesso à cultura e inclusão, além de oferecer acessibilidade com LIBRAS, audiodescrição, rampas e áreas reservadas.
Criado em 2021, no final da pandemia, pela Família Montes Morales — Guga Morales, Manu Montes e a pequena Melissa, de 4 anos, que se apresenta desde os 2 — ao lado do artista Fernando Melão, o projeto nasceu do desejo de ocupar o espaço público com arte, convivência e maior aproximação entre o circo e as comunidades.
“A proposta de ocupar espaços públicos com cultura faz ainda mais sentido em um território como a Ilha do Governador, onde muitos moradores enfrentam desafios como falta de lazer e de políticas culturais contínuas. O projeto também leva atividades para áreas historicamente pouco atendidas, como Parque Royal, Praia da Rosa e Morro do Dendê, ampliando o acesso à arte de forma descentralizada e inclusiva”, destaca o idealizador Guga Morales.
Após a abertura na Ilha, o Um Dia de Circo segue viagem pelo estado:
nos dias 6 e 7 de dezembro, o projeto chega ao Arraial do Sana, em Macaé, com atividades no Quintal do Mundo (Rua da Grama) — no sábado, às 18h, acontece o cortejo, seguido do espetáculo de variedades às 19h; e no domingo, às 9h, será realizada a oficina de circo, seguida da roda de conversa às 15h.
Já nos dias 13 e 14 de dezembro, é a vez de Armação dos Búzios receber o festival no Circolo Social de Criação (Estrada da Usina Velha, 179), com cortejo às 11h e oficina de circo às 12h no sábado, e roda de conversa às 15h e espetáculo de variedades às 18h no domingo.
A 15ª edição do festival “Um Dia de Circo” foi contemplada pelo edital Fluxos Fluminenses 2025 da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC) e segue celebrando o riso, a convivência e o poder transformador da arte circense como ferramenta de inclusão e afeto — um movimento que começou pequeno na Ilha e hoje espalha alegria por todo o estado.
Sobre Guga Morales – idealizador
Guga Morales é artista circense, malabarista, equilibrista, palhaço e produtor, com mais de 20 anos de trajetória. Formado pela Escola Nacional de Circo (ENCLO), atuou em espetáculos e festivais de rua no Brasil e em mais de 20 países — entre eles México, Itália, Suíça, Dinamarca e China. É idealizador, coordenador e curador do projeto Um Dia de Circo, reconhecido pela SECEC-RJ e contemplado pelo edital Fluxos Fluminenses 2025, com foco em inclusão, acessibilidade e formação de público. Ao longo da carreira, integrou os grupos Palhaços sem Fronteiras, Doutores da Alegria (Platéias Hospitalares), Duo Morales, Circo Teatro Saltimbanco e a Família Montes Morales, com a qual realiza espetáculos e ações de arte e convivência em diferentes territórios.
Ilha do Governador – RJ
Corredor Esportivo do Moneró – Avenida dos Magistério, 212
22/11 (sáb) – 17h Oficina / 18h Roda de conversa
23/11 (dom) – 17h Cortejo / 18h Espetáculo
Aterro do Cocotá – Parque Manuel Bandeira, Praia da Olaria
29/11 (sáb) – 17h Oficina / 18h Roda de conversa
30/11 (dom) – 17h Cortejo / 18h Espetáculo
Arraial do Sana – Macaé – RJ
Quintal do Mundo – Rua da Grama
06/12 (sáb) – 18h Cortejo / 19h Espetáculo
07/12 (dom) – 9h Oficina / 15h Roda de conversa
Armação dos Búzios – RJ
Circolo Social de Criação – Estrada da Usina Velha, 179
13/12 (sáb) – 11h Cortejo / 12h Oficina
14/12 (dom) – 15h Roda de conversa / 18h Espetáculo
Observações:
As oficinas de circo trabalham habilidades motoras, autoestima e integração social, com 150 vagas (por ordem de chegada), voltadas a pessoas de todas as idades. As rodas de conversa promovem debates sobre inclusão e democratização da arte.




