Prefeitura lança projeto cultural com ônibus elétrico
Nesta sexta-feira (5), é celebrado o Dia Nacional da Cultura. Com isso, a prefeitura do Rio de Janeiro, a Secretaria de Cultura e da Secretaria de Transportes, inauguraram o Projeto Verão Verde, que visa propagar a eletromobilidade em vários pontos da cidade.
Foi colocado em circulação o primeiro ônibus elétrico. O objetivo desse projeto é voltado para o cuidado com o meio ambiente. O veículo não emite gases tóxicos ou barulho e vai circular por pontos culturais do bairro de Madureira.
O tour terá 10km, com duração de aproximadamente 60 minutos. A rota tem início no Parque Madureira, na Arena Carioca Fernando Torres. Em seguida, passa pelo Palácio 450; Portelinha/Feira das Yabás; Portela; Cufa/Viaduto Prefeito Negrão de Lima; Mercadão de Madureira; Estádio Aniceto Moscoso/Madureira Esporte Clube e Império Serrano. A cidade do Rio é a primeira no Brasil a ter um ônibus elétrico em plena atividade cultural.
A partir de 13 de novembro, o passeio gratuito poderá ser feito por qualquer pessoa, estando aberto ao público geral. Em outubro foi realizado pela prefeitura uma demonstração de testes de ônibus elétricos. Outro ponto, é a meta da cidade de substituir 20% da frota do serviço público de transporte de passageiros por ônibus por veículos não emissores de Gases de Efeito Estufa (GEE), até 2030.
A Paranapuan é a linha responsável pelos próximos três meses e durante esse período, serão coletados dados operacionais para a implementação de ônibus elétrico na cidade. Segundo a Prefeitura, esse tipo de veículo evita a emissão de 118,7 toneladas de CO² ao ano.