Ilha do Governador

Ilha do Governador recebe iluminação de LED

Programa Luz Maravilha já implementou mais de 740 pontos de LED em vários bairros

Idealizado para modernizar todo o sistema de iluminação pública da cidade, o programa Luz Maravilha acaba de chegar na Ilha do Governador com 740 pontos de lâmpadas de LED instaladas em vários bairros, sendo 290 na Estrada do Galeão,  Aterro do Cocotá, Praia da Engenhoca, no Zumbi,  Dendê, Corredor Esportivo e as Praças Oswaldo Bouças e Lauro Corona, no Jardim Guanabara, também estão na lista das áreas que já receberam a nova iluminação.

Até o fim de 2022, a capital terá 450 mil luminárias desse modelo, permitindo redução de aproximadamente 60% na conta de luz da Prefeitura. De janeiro a julho deste ano, o município poupou 3.125.329 kWh, ou seja, uma economia de quase R$ 2 milhões para os cofres públicos.

“O Luz Maravilha trará uma economia de 60% nas contas públicas, em comparação com as luminárias de vapor de sódio, além de tornar as ruas mais claras, oferecendo mais segurança para a população”, completou o subprefeito Rodrigo Toledo.

Iniciativa da Secretaria Municipal de Infraestrutura e da Rioluz, o Luz Maravilha é uma parceria público-privada que já pode ser vista em todas as regiões da cidade. Até o momento, quase metade das lâmpadas foram instaladas em comunidades. Na Rocinha, por exemplo, 70% da iluminação já está em LED. Vias de grande movimento também estão sendo contempladas no programa, como é o caso da Lagoa-Barra e da Linha Vermelha.

Para a implementação do Luz Maravilha, a Rioluz estabeleceu critérios que levam em conta o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a mancha criminal, o índice de apagamentos e as regiões de maior vulnerabilidade social.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo