Dose de reforço prioriza os idosos a partir de 70 anos
A Secretaria Estadual de Saúde, estabeleceu a inclusão a partir de quarta-feira (01/09), a dose de reforço contra Covid-19, no Calendário Único de Vacinação do Estado do Rio de Janeiro. A imunização de reforço prioriza a população de idosos a partir de 70 anos, assim como idosos institucionalizados e acamados, além de pessoas com alto grau de imunossupressão que receberam as duas doses de qualquer vacina contra Covid-19 ou a dose única da Janssen há mais de seis meses.
As vacinas de reforço devem pertencer, preferencialmente, a plataformas diferentes das que foram aplicadas no esquema com duas doses ou dose única. A medida foi pactuada na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e visa a garantir a proteção da população de maior risco de adoecimento e maior risco de evolução para formas graves da doença.
O imunizante de reforço foi incluída pelo Ministério da Saúde no Programa Nacional de Imunizações (PNI), diante da introdução e circulação de novas variantes de preocupação no país. No estado do Rio, a vacina foi recomendada também pelo Grupo de Especialistas em Vigilância Epidemiológica, que assessora a Vigilância estadual.